O difícil retorno do veterinário caxiense Cássio Simioni, 34, e a esposa, a médica porto-alegrense Camila Capenedo, 31, ao Brasil teve mais um capítulo neste domingo (22). Os dois estão no aeroporto de Punta Cana, na República Dominicana, esperando por algum posicionamento oficial após descobrirem que seu voo de volta para casa, marcado para o domingo, foi cancelado, sem que nem apareça no sistema da companhia aérea.
O país caribenho está com várias restrições por conta da pandemia do coronavírus, incluindo toque de recolher nas ruas dominicanas.
Além do casal, que estava em lua de mel no país da América Central, vários outros brasileiros se encontram em situação similar. Reunido com parte dessas pessoas, o veterinário gravou um vídeo de dentro do aeroporto explicando os passos dados neste domingo.
—De fato, a gente ficou, não conseguimos embarcar. Mesmo com o temor de que o aeroporto feche hoje, a orientação que temos é de que o governo dominicano autoriza a nossa busca, o pouso de aviões que vão vir nos buscar. Estimasse que tem uns 300 brasileiros na República Dominicana. Temos um grupo aqui de 55 pessoas pelo menos. Estamos na expectativa — afirmou Simioni.
Ainda sem confirmação de como será procedido o retorno à América do Sul, o veterinário caxiense falou no vídeo sobre um encontro com representantes da embaixada brasileira na República Dominicana:
— Hoje, tivemos reunião com a cônsul ( Regina Luzia da Silva, vice-cônsul do Brasil em São Domingo) aqui no aeroporto. Ela tranquilizou, de certa forma, porque trazer algum carinho e mostrar que tem alguém lutando pela gente. Mas, por outro lado, não mostrou muita perspectiva porque não temos nada certo.
Formulário online
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou neste domingo a disponibilizar um formulário online para o recebimento de informações de brasileiros que estão fora do país e vivem situação parecida com a de Simioni e sua esposa.
A partir do cadastro, as autoridades brasileiras poderão viabilizar o retorno de brasileiros e estrangeiros autorizados que tiveram seus voos cancelados em países que estão com restrições para deslocamento aéreo.
Leia mais
As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durante o período em quarentena