A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo se encerra nesta sexta-feira (13) em todo o Brasil. Em Caxias do Sul, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem até as 16h. Para fazer a vacina é necessário comparecer ao posto de saúde portando Cartão de Vacinação e Cartão SUS.
Ainda não há dados atualizados, mas até sábado passado (7), 787 doses tinham sido aplicadas no público-alvo da campanha, que são crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Já em toda a Serra Gaúcha, segundo a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, no total, foram aplicadas 964 doses da vacina até quinta-feira (5).
A assessoria de comunicação da secretaria reforça que não há motivos para qualquer receio de ida aos postos por conta do coronavírus. A pasta diz que as UBSs de Caxias estão preparadas para a situação e atendem normalmente.
Considerando o calendário básico de vacinas, é recomendado que sejam feitas duas doses contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de vida com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Já a segunda é a tetra viral, que imuniza as mesmas doenças além da varicela ou catapora. Esta dose deve ser aplicada aos 15 meses de idade.
Por conta do surto do sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que seja feito uma dose extra, a chamada "dose zero", entre 6 e 12 meses para um reforço da imunização.
Leia também
UBSs de Caxias do Sul abrem neste sábado para atendimento às mulheres
FGF determina que rodada do Gauchão e Divisão de Acesso será com portões fechados