A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do comitê de atenção para questões que envolvam o coronavírus na cidade, fez uma transmissão ao vivo por rede social, na tarde desta quarta-feira (18) para informar que foi registrado o primeiro caso de contaminação na cidade. A Secretaria de Saúde do município recebeu a confirmação do Laboratório Central do Estado sobre as amostras enviadas para análise. O primeiro resultado positivo, em um laboratório parceiro da prefeitura, já havia dado positivo.
Leia mais
Saiba o que fazer se você trabalha e seus filhos estão de recesso
Coronavírus: como e quando buscar ajuda em Caxias em caso de sintomas
O paciente iniciou com sintomas durante viagem de volta a Bento Gonçalves. Segundo secretário de Saúde Diogo Siqueira, ele havia estado no Paraguai e chegou à cidade na sexta-feira (13). Até esta terça-feira, o paciente estava internado no Hospital Tacchini e se apresentava bem, mas teve uma piora significativa e foi encaminhado para UTI. Neste momento, segundo representante da instituição, ele é considerado um caso grave.
A confirmação do laboratório local foi informada à prefeitura no final da manhã desta quarta. O hospital comunicou a administração que resolveu informar a população por meio da transmissão ao vivo no começo da tarde.
_ Estamos encarando com tranquilidade, mas isso não pode ser confundido com omissão, pelo contrário. Esperávamos confirmação do primeiro caso para acionar o próximo gatilho de operação contra a doença em Bento _ disse o prefeito Guilherme Pasin.
Nesta quarta, segundo ele, será editado novo decreto com fechamento de outras atividades além daquelas que já foram suspensas em decretos anteriores.
O prefeito ressaltou que o paciente – um homem na faixa etária de 60 anos – não é morador de Bento, mas procurou a rede de saúde da cidade, foi encarado como suspeito de imediato e está, desde então, em assistência. A cidade de origem não foi divulgada.
Sobre o suposto caso de um homem de Porto Alegre, de 37 anos, que teria adquirido o vírus durante evento no município, o secretário de saúde disse que está pesquisando o caso e ainda não tem mais informações.