As obras de pavimentação da RS-437, no trecho entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado, serão retomadas ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). As máquinas foram retiradas da rodovia ainda em novembro do ano passado devido à falta de repasses de recursos por parte do governo do Estado.
Leia mais
Pavimentação da RS-437 entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado está paralisada desde novembro
Conforme o prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon (PMDB), que se reuniu na última segunda-feira (17) com representantes do Daer e da Casa Civil do Estado para tratar do assunto, cerca de R$ 8 milhões foram destinados para a obra entre 2017 e 2018. No ano passado, porém, não houve nenhum repasse e a empresa responsável pelas obras continuou o trabalho com recursos próprios.
A intenção agora é retomar a pavimentação com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada sobre combustíveis pelo governo federal e repassada aos estados. Segundo Santinon, cerca de R$ 2 milhões já foram aprovados para a obra e aguardam a finalização dos trâmites para liberação. Essa também é a pendência apontada pelo Daer para a retomada das obras.
A finalização de um projeto para a pavimentação de outro trecho da RS-437, entre Nova Roma do Sul e Vila Flores, também é aguardada pela comunidade. Nesse caso, o Daer não dá previsão para a conclusão dos trâmites. A justificativa é que a prioridade para o departamento em 2020 é a conclusão do trecho em obras. Além disso, a retomada do projeto depende da disponibilidade de recursos por parte do governo do Estado.