A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) inicia nesta quarta-feira (5) uma ação para agilizar a roçada e a capina em 10 bairros e loteamentos de Caxias do Sul. Denominada Operação Rua Limpa, a força-tarefa tem 120 funcionários que vão remover o excesso de vegetação em ruas, avenidas e canteiros. Segundo a empresa, o mato alto prejudica motoristas e pedestres. O trabalho foi organizado com base num cronograma de roçada da Codeca, vistorias pela cidade e solicitações da comunidade.
A Codeca diz que houve reforço no número de funcionários para realizar o trabalho sem prejudicar o plano já definido para outras partes de Caxias ao longo do ano. Para isso, houve readequações em escalas e horário de trabalho para disponibilizar mais equipes na capina desses bairros.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da companhia, Luis Felipe Burtet, a força-tarefa deve resolver de forma mais rápida os transtornos provocados pelo mato que cresceu em diversos pontos após o período de chuva registrado em janeiro, que seria 1,3% superior ao mesmo período de janeiro de 2019.
Segundo o planejamento da Operação Rua Limpa, os trabalhos emergenciais ocorrerão nas seguintes comunidades: Cristo Redentor, Nossa Senhora da Paz, Cinquentenário I e II, Pio X, São José, Centro, Vinhedos, Colina Sorriso e Petrópolis.