Caxias do Sul registrou o primeiro foco do mosquito Aedes aegypti em 2020. As larvas do inseto que pode transmitir dengue, zika e chikungunya foram localizadas por agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde no bairro De Lazzer. O caso foi divulgado na sexta-feira (24).
As larvas estavam em uma caixa d'água que faz a coleta da chuva. O recipiente tinha acúmulo de água parada e estava em mau estado de conservação. Os agente eliminaram esse foco e irão inspecionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados cerca de até 300 metros próximos ao local, para garantir que não tenha acontecido a proliferação dos insetos.
Em 2019, 32 focos do Aedes foram encontrados em Caxias do Sul. Para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o Alô Caxias, pelo número 156.
Dicas para evitar o mosquito da dengue
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco);
- Tampar caixas d'água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d'água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
- Limpar as calhas;
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
- Eliminar os pratinhos das plantas.