O trecho da Rua Dom José Barea, em Caxias do Sul, que está recebendo obras de asfaltamento há uma semana, terá bloqueios nos próximos três meses, segundo a prefeitura. Os trabalhos, que começaram no último dia 14, previam apenas bloqueio parcial do trecho, que fica entre as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves, no bairro Exposição. No entanto, conforme o secretário de Trânsito de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, a complexidade da obra fez com que o bloqueio passasse de parcial para total. As interrupções são momentâneas, segundo o titular da pasta, e dependem da etapa da obra e da movimentação do maquinário.
Willembring ainda diz que o bloqueio do trecho da Dom José Barea, mais adiante, será permanente. Para os motoristas, a orientação é que utilizem, no sentido oeste-leste, as ruas Sinimbu, Sarmento Leite e Santos Dumont como rotas alternativas.
A licitação e o contrato para o asfaltamento da Dom José Barea foram feitos na gestão de Daniel Guerra (Republicanos). O então secretário de Transportes, Cristiano de Abreu Soares, explicou, na época, que o objetivo é consolidar um novo corredor de ligação entre a Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco, e a BR-116, em Lourdes, já que vias asfaltadas costumam ter a preferência dos motoristas. Neste caso, conforme ele, o investimento permitirá incentivar a adoção de caminhos alternativos, desafogando as vias centrais.
O contrato foi assinado em 21 de novembro de 2019, mas a obra não foi logo iniciada para não gerar transtornos ao trânsito com o maior movimento na cidade antes do período das festas de fim de ano. A gestão anterior havia projetado começar as obras no dia 2 de janeiro. O valor da obra previsto em contrato é de R$ 691,7 mil.