As obras de asfaltamento das ruas Dom José Barea e Antônio Passagi, no bairro Exposição, em Caxias do Sul, devem começar até a semana que vem. A Dom José Barea receberá asfalto no trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Andrade Neves, atualmente com paralelepípedos. Já a Antônio Passagi será asfaltada entre a Dom José Barea e a Rua Tronca. A ordem de início dos trabalhos foi assinada na manhã desta terça-feira (7).
Conforme o secretário de Trânsito, Hernest Larrat dos Santos, os bloqueios em princípio serão parciais.
— Nós vamos procurar fazer bloqueios parciais justamente para o trânsito fluir. Em casos em que possamos fazer alguma conclusão mais rápida, aí sim trabalharemos num bloqueio total. Mas sinalizando com as devidas informações as vias e as rotas que a população poderá escolher.
O secretário afirma que uma reunião será feita nesta semana com a empresa Dalfovo, vencedora da licitação, para definir como será o início das obras.
A licitação e o contrato para o asfaltamento da Dom José Barea foram feitos na gestão de Daniel Guerra (Republicanos). O então secretário, Cristiano de Abreu Soares, explicou que o objetivo é consolidar um novo corredor de ligação entre a Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco, e a BR-116, em Lourdes, já que vias asfaltadas costumam ter preferência dos motoristas. Neste caso, conforme ele, o investimento permitirá incentivar a adoção de caminhos alternativos, desafogando as vias centrais.
O contrato foi assinado ainda no dia 21 de novembro, mas a obra não foi logo iniciada para não gerar transtornos ao trânsito com o maior movimento na cidade antes do período das festas de fim de ano. A gestão anterior havia projetado começar as obras no dia 2 de janeiro.
O valor da obra previsto em contrato é de R$ 691,7 mil. O prazo para conclusão é de quatro meses.