Se, apesar dos 27 anos de existência, o Jardim Botânico ainda não é conhecido por parte da população caxiense, imagine então o lado B do belíssimo parque, localizado na Rua Atílio Andreazza. Quem o visita costuma ficar, digamos, na área "urbana", se jogar nos gramados em frente à barragem São Paulo ou simplesmente contemplar a paisagem em um deck, logo na entrada do parque. No entanto, o grande encanto do local começa mesmo uns 200 metros além da entrada, na parte de trás do complexo, onde poucos costumam ir ou nem tem conhecimento que exista.
Lá, sim, o visitante passa a ter contato direto com a natureza. Seja pelo bem cuidado cactário, que abriga em torno de 100 tipos de cáctus, seja pelas várias trilhas em meio à gigantescos eucaliptos e pinheiros e muita mata nativa, ou então na visitação ao belíssimo Jardim de Linnaeus, nome dado em homenagem ao importante botânico do século 18, o sueco Carl Linnaeus. Aliás, todas as plantas que compõem o jardim são espécies catalogadas por ele. No total, o Jardim Botânico tem uma área total de 60 hectares para ser explorada.
— Aqui é muito bem cuidado, limpinho. E tem bastante sombra. É um lugar ótimo para quem saiu do apartamento para fugir desse calorão — destacou o garçom Éder Ruivo, 40 anos.
Embaixo de uma árvore, ele curtia o Jardim Botânico na tarde de quarta-feira ao lado da atendente de farmácia Elisângela Deon, 31, e da afilhada Nicole, 10. Mas nem fazia ideia da existência do lado B do complexo:
— A gente costuma ficar por aqui, não sabia mesmo. Mas vamos conhecer um dia, com certeza.
O Jardim Botânico também conta com um museu, quiosques e escola botânica. Além disso, o parque abriga mirantes para observação, ponte e até uma pequena cascata. Além, é claro, de muito verde.
Vale o alerta, no entanto: se for pensar em percorrer as trilhas, não esqueça o repelente de mosquitos. E tenha cuidado. Por ser um local de fácil acesso a qualquer pessoa, há relatos de assaltos no local, principalmente em meio à mata. O Jardim Botânico costuma ser utilizado por casais para a realização de ensaios fotográficos devido à beleza natural.
Confira uma galeria de fotos do Jardim Botânico de Caxias do Sul:
A última revitalização do espaço ocorreu em 2015, quando foram investidos R$ 210 mil para a recuperação da área, que estava com sinais de abandono. E, com a inauguração do Parque das Araucárias, no início de dezembro de 2019, bem em frente, o Jardim ganhou ligação ao restante do complexo Dal Bó, formando uma área de 153 hectares.
Na revitalização de 2015 do Jardim Botânico, foram incorporados banheiros e fraldário ao espaço, além de terem sido instaladas mesas para jogos e piqueniques, bancos e lixeiras. O deck em frente à barragem foi totalmente reformado e o parque também ganhou estacionamento exclusivo e rampas para pessoas com necessidades especiais. Projeta-se também novas melhorias para o futuro, como a construção de uma pista de caminhada e uma ciclovia.