O termo de compromisso para o repasse de aproximadamente R$ 200 milhões para o novo aeroporto de Caxias do Sul será assinado nesta quarta-feira (4) às 14h30min em Brasília, entre o prefeito Daniel Guerra (Republicanos) e o secretário nacional de Aviação Civil, Rônei Saggioro Glanzmann. O recurso será para a construção da pista e do terminal de passageiros no distrito de Vila Oliva. Uma posterior ampliação para acrescentar um terminal de cargas vai requerer investimento adicional, o que poderá ser feito por meio de uma concessão.
Conforme o secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mondadori,a liberação dos R$ 200 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil, permite o início de obras no aeroporto de Vila Oliva. Mas não há certeza que a construção comece ainda em 2020 ou fique para 2021.
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A perspectiva da prefeitura é de lançar edital para selecionar uma empresa entre o primeiro e o segundo semestre. Para o ano que vem, está previsto um repasse entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões. Esse recurso vai cobrir os custos de 2020, que vão incluir a elaboração do projeto definitivo do Aeroporto Vila Oliva. Como a ideia é que a mesma empresa execute a obra, o secretário explica que o momento de início da construção dependerá da forma como a empresa irá atuar.
— Isso vai depender um pouco da própria estratégia da empresa com o projeto em mãos. Mas a ideia é que tenhamos tudo no mesmo pacote. Então, a empresa vai ter a liberdade de agir da forma que ela entender que vai ser possível executar — afirmou Mondadori nesta semana, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra.
O secretário falou também sobre os acessos ao novo aeroporto. Segundo ele, a ligação entre o centro de Caxias e Vila Oliva será feita inicialmente pela estrada que passa por Fazenda Souza e Vila Oliva. Também está em avaliação a construção de uma via expressa para esta ligação, mas Mondadori explica que isso fará parte de uma segunda etapa.
Para o acesso com a Região das Hortênsias, a Estrada do Raposo, conforme o secretário, deve ser mantida com uma característica mais turística. Uma ligação principal deve ser construída na própria parte alta de campos da região, onde vai ficar o aeroporto, sem descer pelas encostas, como a Estrada do Raposo. O secretário explica que esta obra depende de um acordo com a prefeitura de Gramado. Ainda não há previsão de recursos, mas o mais provável é que seja necessário um financiamento. Conforme o secretário, a prefeitura já tem garantia de um acordo com proprietários de quatro das seis áreas que serão desapropriadas para a construção do aeroporto de Vila Oliva.