Desde o último dia 19 os ônibus de turismo que circulam pela área central de Gramado precisam adotar uma rota obrigatória definida pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana do município. A medida é para desafogar o trânsito das principais vias da cidade durante o período do Natal Luz, que termina no dia 12 de janeiro.
Leia mais
Gramado dá início ao 34º Natal Luz nesta quinta-feira
Conheça os novos espetáculos do Natal Luz de Gramado
Com as mudanças, o embarque e o desembarque dos passageiros ocorre nas ruas Ernesto Volk e Euzébio Balzaretti, que ficam nas imediações do antigo estádio do Gramadense e a poucas quadras do Palácio dos Festivais. Para chegar até este ponto, porém, os ônibus precisarão contornar a área central a fim de evitar algumas das ruas mais frequentadas pelos turistas.
Os ônibus que acessarem o município pela RS-235, vindos de Nova Petrópolis, deverão dobrar à direita na Rua F.G. Bier, antes de chegar no centro. O trajeto segue pela Rua João Alfredo Schneider, pela Avenida Borges de Medeiros e pela RS-235 em direção a Canela. Os ônibus, então, retornam até as proximidades da ExpoGramado e seguem para o centro pela Rua São Pedro.
Já os coletivos que acessam o município pela RS-115, vindos de Taquara, devem acessar a Avenida Borges de Medeiros para seguir com o restante do itinerário. Após o desembarque no centro, os ônibus precisarão se dirigir à área de estacionamento, junto ao Ginásio José Francisco Perini (Perinão) ou ao longo da Avenida Borges de Medeiros, próximo à ExpoGramado.
O acesso de ônibus a hotéis e pousadas da área central segue permitido. Se o estabelecimento tiver estacionamento, o veículo pode permanecer no centro, caso contrário, terá que se deslocar a uma área autorizada.
Conforme a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, agentes de trânsito orientam os motoristas nos pórticos de acesso à cidade e placas foram instaladas no trajeto. Para a operação, o município contratou 11 orientadores temporários.