Teve início na sexta-feira (27) a Operação Verão Seguro, que tem como objetivo intensificar as ações que visam prevenir mortes por afogamento em Caxias do Sul. Fortalecer a fiscalização nas represas Maestra, Samuara, Dal Bó, Faxinal e Marrecas durante todo o período de verão e em todos os dias da semana é o principal objetivo dos órgãos envolvidos.
O foco principal está em relembrar à população que é proibido banhar-se nas barragens do município. Mesmo que as represas estejam devidamente sinalizadas, muitos ainda se arriscam nas águas. Este primeiro encontro contou com representantes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Recursos Hídricos do Samae, além do diretor-presidente interino da autarquia, Idair Moschen. Na próxima semana, haverá um segundo encontro, com a participação da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros.
Denúncias podem ser feitas para a Guarda Municipal, através do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou para a Central de Atendimento do Samae, pelo 115.