Dez municípios da Serra assinam nesta quinta-feira (26) um protocolo de intenções com a Corsan para aderir à Parceria Público-Privada (PPP) da companhia estadual. A assinatura será às 14h no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Ao todo, 18 municípios do Estado participam do ato. Na Serra, assinarão o protocolo os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Vacaria, de acordo com a Corsan. O secretário do Meio Ambiente de Farroupilha, Tiago Ilha, diz, contudo, que não está prevista nenhuma assinatura por parte do município. O município tem enfrentado desavenças com a companhia estadual devido à qualidade do serviço.
— Só se for da parte deles — afirmou.
A parceria prevê que a iniciativa privada seja responsável pela ampliação da rede esgoto e seja remunerada pela tarifa de esgoto. O documento prevê a elaboração de estudos e de documentos necessários para a contratação da PPP modelo de concessão administrativa. O modelo tem o objetivo de universalizar o serviço de esgotamento sanitário e regularizar situações específicas para abastecimento de água.
Um leilão realizado no último dia 29 definiu teve como vencedora a empresa paulista Aegea, que deve ser responsável pelo serviço em nove cidades gaúchas. Não há previsão de custos extras para a população.