Há cerca de dois meses, ervas aromáticas, temperos e outras hortaliças fazem parte da rotina das 75 crianças atendidas no contra-turno escolar pelo Projeto Habilidades de Estudos (PHE) do Sesc Caxias do Sul. Desde outubro deste ano, eles se dedicam ao projeto de uma horta comunitária, localizada na sede da entidade, na Rua Moreira Cesar, nº 2.462, no bairro Pio X, esquina com a rua Ernesto Alves.
Com idades entre seis e doze anos, as crianças têm descoberto diariamente as dificuldades e prazeres que envolvem cuidar da terra. Em grupos de quatro ou cinco, os pequenos visitam diariamente a horta para regar e fazer a manutenção das plantas. O espaço, apesar de pequeno, é motivo de orgulho para as crianças.
— É muito legal mexer na terra. Eu gosto bastante. Nunca tinha segurado uma minhoca e, quando a gente estava montando a horta, tive essa oportunidade. Foi bem divertido — diz Vitória Magalhães, de 12 anos.
A instrutora pedagógica responsável pelas duas turmas atendidas no PHE, Priscila Salomé, explica que o projeto tem como intuito desenvolver o convívio social e despertar o interesse pelo consumo de alimentos naturais.
— Eles vão trazendo suas mudinhas e vamos montando aos poucos. Recebemos algumas mudas da secretaria Meio Ambiente também. Tivemos problemas com a forte chuva do mês de outubro, que dizimou nossa plantação. Mas, agora, a coisa está tomando forma. Tem até moradores aqui da região que se prontificaram a nos ajudar — afirma Priscila.
O intuito comunitário da horta deve ganhar força a partir deste mês, já que o espaço recebeu placas de identificação na última terça-feira (10). Com isso, as crianças esperam que mais pessoas participem, trazendo suas contribuições e usufruindo do projeto. Moradores que quiserem ajudar no cultivo da horta podem registrar seu interesse na recepção do Sesc Caxias do Sul das 9h às 17h.
— A gente montou a horta para que as pessoas possam usar. Queremos ajudar quem mora na cidade. Por exemplo, se a alguém está com uma dorzinha de barriga, pode passar por ali e pegar um chá — resume Rafael Machado, 12.