Os trabalhos para desbloquear a ERS-122 na Serra, entre Farroupilha e São Vendelino, foram retomados na manhã desta quarta-feira (6). Ainda não há uma previsão de liberação do ponto, no quilômetro 46, onde houve uma queda de barreira na noite de segunda-feira (4).
Conforme o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra na manhã desta quarta, o trabalho vai ser inicialmente na avaliação e, eventualmente, retirada das rochas que estão acima na encosta e que podem ainda desabar. Será utilizado, nas rochas que caíram, um equipamento chamado de "pica-pau", para quebrar as pedras em fragmentos menores.
Outro problema que terá de ser resolvido, ainda, é o do dano ao asfalto por conta do peso das rochas que caíram sobre a rodovia. Uma delas, segundo Costella, pesa duas toneladas. O secretário acredita que seja possível a liberação de ao menos uma faixa da rodovia ainda nesta quarta, mas isso também dependerá de avaliações.
Confira abaixo a entrevista completa: