Os soldados Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi receberam Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Gramado, na última sexta-feira (22), por terem arriscado suas próprias vidas para tentar salvar o jovem Heitor Palhano Dremer, 19 anos, em um incêndio em sua residência no dia 22 de outubro, no bairro Piratini, em Gramado. O jovem acabou morrendo dois dias depois em um hospital de Porto Alegre.
Durante o resgate, os soldados teriam ingressado na casa mesmo com as chamas dominando o local. O texto da homenagem cita a enorme dificuldade que os soldados tiveram para retirar o jovem por conta da fumaça densa e da falta de visão. "Demonstraram coragem e audácia no desempenho de suas funções, pondo em risco suas próprias vidas. Fizeram tudo o que possível para preservar e assegurar a vida deste jovem que, mesmo desacordado e com boa parte de seu corpo com queimado, demonstrava chances de sobreviver se fosse retirado dali rapidamente."
Uma possível promoção por ato de bravura está sendo avaliada. A proposta da moção foi do vereador Daniel Fernando Koehler (PT).