Com o início das detonações das rochas que desmoronaram no km 43 da ERS-122, em Farroupilha, na tarde desta segunda-feira (11), o Estado prevê que até quarta-feira (13) o trânsito seja liberado para veículos leves. Pela manhã, a estimativa era permitir a passagem nesta terça-feira (12), mas uma nova carga de explosivos terá que ser detonada na manhã de terça para derrubar pedras que ainda estão na encosta e destruir uma das rochas que segue sobre a pista. Essa etapa não pôde ser realizada nesta segunda porque as equipes não conseguiram realizar as perfurações para implantação dos explosivos.
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A detonação de três rochas, incluindo a maior delas, com peso estimado entre 1,5 mil e 2 mil toneladas, ocorreu pouco antes das 15h30min. O trabalho só pode ocorrer com autorização do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar do Exército, órgão localizado em Porto Alegre que regula o uso de explosivos. O documento permitindo a detonação foi recebido por volta das 13h45min pelos responsáveis pela empresa Boqueirão Desmonte, que estavam no local do desmoronamento. Cerca de 15 minutos depois teve início a instalação dos explosivos. Ao todo, foram utilizados entre 25kg e 30kg, o que exigiu o isolamento de um raio de 500 metros no entorno.
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Após a explosão, funcionários da empresa Encopav, contratada pelo Daer para a manutenção da rodovia, iniciaram a retirada das pedras. A rocha maior ficou parcialmente destruída, mas o restante poderá ser desmontado com o uso de um martelete hidráulico, utilizados para quebrar pedras.
- Ela está toda fragmentada. Agora serão duas frentes. Uma carrega os explosivos e outra tira os pedaços. Amanhã (terça) vamos detonar um cordel (pavio) na encosta apenas para fazer vibrar e derrubar as pedras que estão para cair, além de detonar a outra pedra. É preciso muito cuidado porque não se pode usar muito explosivo que derrube toda a montanha e nem pouco a ponto de não quebrar a pedra - explica o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Sandro Wagner.
Após as novas detonações de terça-feira as equipes se concentrarão na limpeza da pista para viabilizar a liberação. Não se descarta uma liberação no fim da tarde de terça, mas isso vai depender do andamento do trabalho.
Histórico
A barreira caiu por volta das 23h45min de segunda-feira (4). A manhã de terça-feira (5) engenheiros do Daer e da Encopav estiveram no local e iniciaram os trâmites burocráticos para Lis use recursos para a limpeza. A chuva não permitiu o início efetivo dos trabalhos.
Na quarta-feira (6), as obras tiveram início com atraso porque foi necessário aguardar a retirada de uma Amarok que bateu na barreira na noite anterior e ficou presa sobre as pedras e árvores. O condutor disse não ter visto o bloqueio.
Na quinta-feira (7), equipes da Encopav atuaram mesmo com chuva na construção de uma rampa com o objetivo retirar pedras da encosta. Já na sexta (8) houve a construção de uma faixa adicional provisória junto ao acostamento para permitir a passagem dos dois fluxos de tráfego simultaneamente. Representantes da Encopav e da Boqueirão Desmonte também deram início aos trâmites para as detonações. Havia expectativa de liberação no fim de semana, mas a chuva na região provocou a queda de novas pedras.