A cheia do rio Caí, que ocorre em razão do grande volume de chuvas dos últimos dias, obrigou diversas famílias a deixarem suas casas no município de São Sebastião do Caí. De acordo com o coordenador da Defesa Civil na cidade, Pedro Griebler, a retirada das famílias que residem na região ribeirinha começou ainda na manhã de terça-feira (5). Ao todo, 18 famílias — 39 adultos e 24 crianças — estão fora de casa e alojadas no ginásio do Centro Integrado Navegantes.
O nível do Rio Caí estava com 12 metros por volta das 9h. Conforme Griebler, o pico foi atingindo por volta de 0h, quando o nível do rio chegou aos 12,9 metros. O nível normal é 2,5 metros. A enchente é considerada de médio porte e é comum no histórico de ocorrências da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil, ainda não há previsão de quando as famílias devem retornar aos seus lares.
— É uma equação. Por enquanto, temos sol e o rio está baixando. Mas existe uma previsão de chuva nesta quinta-feira para a Serra, cerca de 30 milímetros. Assim, como os rios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul desaguam no Caí, prefiro aguardar antes de levar as pessoas de volta para casa, porque ele tende a subir novamente — explica Griebler.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião do Caí, o município e a Defesa Civil estão prestando assistência aos desabrigados. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a prefeitura no (51) 3635-2500.
Leia também
Trabalho para liberação da ERS-122 é retomado na manhã desta quarta na Serra
Nova Bassano decreta situação de emergência após fortes chuvas