A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo em Caxias do Sul, que se encerrou nesta sexta-feira (25), imunizou 3.112 crianças. Esse dado corresponde a uma cobertura de 35% sobre a expectativa de vacinação. Nesta primeira etapa, a campanha contemplou crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Ao serem considerados somente as crianças com idades entre seis meses até um ano, o foco principal da campanha, 65% da cobertura vacinal foi atingida, com 2.261 mil crianças imunizadas.
O número total de vacinas também abrange as doses que foram aplicadas antes do início oficial da campanha, até o dia 7 de outubro.No entanto, mesmo com o encerramento da etapa inicial da campanha, a vacina será disponibilizada de forma permanente nas 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caxias do Sul. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andrea Dal Bó, destaca que o sarampo voltou a fazer vítimas no país e reforça a importância de realizar a imunização.
Ela reforça que no dia 18 de novembro, inicia a segunda etapa da campanha, voltada a adultos de 20 a 29 anos. Esse período será voltado à população que nunca se vacinou ou não tem registro da imunização. Essa etapa se encerra no dia 30 de novembro.
— É fundamental garantirmos essa proteção. Os adultos precisam estar imunizados, porque transmitem para crianças menores de um ano que não estavam imunes. O ideal é que tivéssemos uma cobertura vacinal de 95% — ressalta.
Grande parte dos postos de saúde de Caxias atende das 7h30min às 16h30min, com exceção das UBSs do Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Reolon e Vila Ipê funcionam das 7h30min às 21h.