O temporal que atingiu a Serra na madrugada desta quinta-feira (31) danificou pelo menos 15 casas em Canela. Os bairros Canelinha e São Luiz foram os mais atingidos, segundo os bombeiros, que seguiam atendendo as famílias por volta do meio-dia.
Pelo menos duas casas, no bairro São José e na Vila do Cedro, foram atingidas por árvores, mas ninguém se feriu. Ainda de acordo com os bombeiros, a área rural da cidade também registrou queda de árvores e vários pontos da cidade ficaram sem luz. Na área central da cidade, o fornecimento ficou interrompido da 1h às 8h. Em Gramado, os bombeiros receberam apenas um chamado de destelhamento, no bairro Dutra, às 9h30min.
O distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, também registrou transtornos. A queda de pelo menos um poste no início da madrugada deixou toda a comunidade sem luz. A estrutura ficava a cerca de dois quilômetros antes do distrito, no sentido Centro-Vila Oliva. Conforme a Secretaria de Obras do município, no fim da manhã a estrutura já havia sido removida e a estrada não estava bloqueada.
— Começou à meia-noite e foi a madrugada inteira, com vento e raio — relata o funcionário público Marcos Aurélio Raimann, 43 anos, morador de Vila Oliva.
A chuva da tarde de quarta-feira (30) já havia causado a queda de dois postes de telefonia em frente ao parque de rodeios do distrito, o que deixou algumas residências sem telefone. Também na quarta houve a queda de uma árvore, já removida, próximo à ponte do Rio Piaí, no limite de Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí.
Outras cidades da região registram problemas pontuais. Em Farroupilha, há relatos de falta de luz no distrito de Nova Milano e na Linha Caravaggieto. Já em Bento Gonçalves, houve quedas de postes no distrito de Tuiuty e no bairro São Francisco, que deixaram parte das localidades sem energia. Nos bairros Progresso e São João, houve rompimento de tubulação. Já no bairro Municipal, a Rua Basílio Zorzi teve trânsito interrompido devido a um deslizamento de terra, solucionado pela manhã. Os bombeiros precisaram remover seis árvores caídas ao longo da madrugada na cidade.
Em Garibaldi, os bombeiros voluntários atenderam seis ocorrências entre 22h55min de quarta e 3h40min de quinta: cinco para remoção de árvores caídas e um para isolar o entorno de um poste com risco de queda. Em Vacaria, uma árvore que caiu sobre a BR-116 durante a madrugada foi removida pelos bombeiros, que também distribuíram lonas a três casas destelhadas.