A Secretaria de Educação de Farroupilha lançou uma plataforma que possibilita que os responsáveis acompanhem o desenvolvimento dos alunos da rede municipal. O Portal Escola informa notas, frequência, passeios e trabalhos. O objetivo é proporcionar mais uma ferramenta para os pais ficarem a par da rotina escolar dos estudantes.
Conforme a pasta, o sistema foi implementado há cerca de três meses. Quando matriculam os alunos, os responsáveis recebem os dados de login para utilizar a ferramenta, por meio do site EVN. De acordo com a Secretaria de Educação, o recurso é oriundo de um sistema implantado pela prefeitura há cerca de dois anos.
— Primeiro, precisávamos alimentá-lo com informações. Então, as escolas ainda estão liberando os recursos, para que a ferramenta funcione como uma agenda. Apenas os pais e professores têm acesso ao sistema, porque uma das nossas preocupações era não deixar as informações pessoais dos alunos públicas na internet — explica Cassio Henz, responsável pelo departamento pedagógico da pasta.
Os responsáveis também podem utilizar o Portal Escola para informar a rede de ensino sobre doenças, plano médico e contatos familiares, em caso de emergências. O boletim escolar também estará disponível no Portal Escola, mas meses depois da entrega física:
— O boletim também vai estar disponível lá, mas vai ser colocado mais tarde. Por exemplo, agora que estamos disponibilizando os pareceres do primeiro semestre. Isso porque achamos que é de suma importância a presença dos pais na escola, conversando com os professores sobre o desenvolvimento dos estudantes — explica.
O sistema EVN é oriundo de Joinville, em Santa Catarina, e também é alimentado de forma interna. Ou seja, os professores realizam a chamada na sala de aula e, instantaneamente, ela já aparece no portal, para que os responsáveis tenham acesso à frequência dos estudantes. Isso também ocorre em relação a agendamento de provas e trabalhos.