Um bate-papo para falar sobre escolhas e suas consequências. É dessa maneira que pode ser definido o Projeto Papo de Responsa — um diálogo descontraído sobre prevenção à violência, o papel do policial na sociedade e a importância da responsabilidade — que desde 2016 vem sendo desenvolvido pela Polícia Civil em todo o Estado. E foi para falar sobre esses e outros assuntos, que o delegado Caio Márcio Fernandes, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), esteve na sede da Randon na última quinta-feira (12) para palestrar para cerca de 150 membros do Programa Qualificar, que desde 2015 promove atividades de aprendizagem industrial para jovens.
—Usamos uma linguagem descontraída para estabelecer a mesma frequência e criar uma conexão com os jovens. Durante a conversa trazemos exemplos do nosso cotidiano e falamos sobre diversos temas. Com isso, damos espaço para que eles também coloquem suas experiências e interajam conosco— explica o delegado.
Em Caxias, o Papo de Responsa foi implementado há cerca de um ano e já atingiu cerca de mil adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos. A ação tem como objetivo mostrar aos adolescentes as consequências das escolhas que fazem hoje, dando ênfase à noção de causa e efeito de seus atos. Além da participação do delegado, o bate-papo também conta com o apoio de uma equipe de policiais da DPCA.
—Com esse bate-papo queremos tirar a responsabilidade dos ombros dos outros e colocar nos ombros deles, que são os maiores interessados em seus futuros. A ideia é mostrar que nada os impede de conquistar sonhos, exceto suas escolhas—reforça Fernandes.
O estudante João Vítor de Oliveira, 18 anos, parece ter entendido desde cedo o impacto que as decisões tomadas agora tem em seu futuro. Por isso, vem participando dos programas de qualificação ofertados pela Randon desde os 15 anos e orgulhoso, comemora:
—Gostei bastante quando falaram da importância das nossas escolhas. Eu tinha amigos que foram para um lado errado e foi escolha deles. Eu escolhi continuar estudando e seguir nos projetos. Hoje, vejo como isso foi bom. Quero me formar no ensino médio, cursar engenharia e continuar aqui dentro. Meu pai sempre diz que tem orgulho de mim pelas escolhas que fiz e eu também.
Como participar:
Vale lembrar que a delegacia também propõe edições do Papo de Responsa junto à escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Interessados em levar os encontros para seu espaço podem realizar o agendamento diretamente na DPCA (Rua Marquês do Herval, 1178) ou no telefone (54) 3221-6028.