Uma operação para combater crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres foi desencadeada nesta quinta-feira (5) pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A ação, batizada de Operação Vênus, conta com a com a participação das 22 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) do Rio Grande do Sul.
Na região da Serra estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, sendo dois em Bento Gonçalves e um em Caxias do Sul.
— Cumprimos pela manhã quatro mandados de busca e apreensão, mas nada foi localizado. Além disso, fizemos a busca de uma prisão preventiva e verificamos diversas denúncias anônimas. Durante a tarde daremos prosseguimento a operação — explica a delegada Deise Salton Brancher Ruschel, da Delegacia da Mulher de Bento Gonçalves.
No Estado, estão sendo cumpridos, ao todo, 78 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão preventiva. No total, 152 policiais civis estão envolvidos na operação. Também estão sendo verificados 49 casos de medidas protetivas de urgência com o objetivo de conferir se os agressores não se aproximaram mais das vítimas após as decisões judiciais.