O caminhão que transportava 12 cabeças de gado e despencou de um barranco na ERS-122, nas proximidades da curva da morte, em São Vendelino, será retirado do local com a utilização de um guindaste, no início da tarde deste sábado (24). Os dez animais que morreram em função da queda também serão remanejados, mas não foi informado se serão enterrados no mesmo local ou retirados da área. O trânsito no trecho terá restrições, segundo o Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha.
A remoção dos animais é de responsabilidade do proprietário, uma vez que os bichos não possuíam seguro. Já a retirada do caminhão será efetuada por uma empresa contratada pela seguradora do veículo. Dois animais sobreviveram na queda.
O acidente aconteceu por volta das 9h. O motorista do caminhão Mercedes Benz 1620 com placas de Guarapuava (PR) - um homem de 46 anos que não quis se identificar - conduzia o veículo no sentido Farroupilha - Região Metropolitana e relatou que ficou sem freio nas proximidades da descida da curva. O veículo tombou e deslizou lateralmente até despencar de uma altura de pelo menos 20 metros. O motorista sofreu lesões leves.
Com o choque na defensa metálica posicionada na lateral da via, a cabine do veículo se desprendeu do caminhão. O motorista levava os animais para uma exposição na Expointer, em Esteio. Os bovinos são da raça canchim e normanda. Cada um, segundo o criador, custa, em média, R$ 12 mil.