A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu um micro-ônibus do transporte coletivo em Caxias do Sul por trafegar com excesso de passageiros na tarde desta segunda-feira. A irregularidade foi informada pelos próprios usuários que estavam incomodados com a superlotação.
A abordagem ocorreu por volta das 16h15min, na BR-116, em frente ao Hospital Geral. O veículo fazia a linha do centro de Caxias até o distrito de Vila Oliva, no interior do município.
Conforme relato dos passageiros aos policiais, a situação é recorrente. O motorista, ao perceber a denúncia, estacionou até que a empresa enviasse um veículo com maior capacidade para o transbordo das pessoas.
Ao chegar no local, a PRF constatou que o veículo tinha capacidade para 32 passageiros, porém, circulava com cerca de 50. Em consulta documental, verificou-se também que o veículo estava com o certificado do tacógrafo e licenciamento vencidos desde 2018.
A empresa providenciou um ônibus de maior capacidade e fez a baldeação dos passageiros. O micro-ônibus irregular foi retirado de circulação, por meio de guincho, para um pátio conveniado ao Detran, de onde poderá ser retirado após regularização. A empresa foi multada pelas três infrações, no total de R$ 618,86.
A PRF reitera que denúncias de casos como este podem ser feitas pelo número emergencial, 191.