A partir de agora, as operações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) com o radar móvel terão uma placa de aviso 300 metros antes do ponto de fiscalização. A medida foi determinada pelo próprio prefeito Daniel Guerra (PRB) e acompanha uma recente movimentação do presidente Jair Bolsonaro sobre a fiscalização com radares móveis em rodovias federais.
As ações já são realizadas em pontos onde estão afixadas placas avisando que a via é fiscalizada, mas terão o reforço de uma placa móvel indicando a presença do radar.
O objetivo é tornar mais transparentes as operações da prefeitura e não deixar de utilizar o equipamento que, no entendimento da administração municipal, contribui com a missão de levar segurança e salvar vidas no trânsito e não tem fim arrecadatório.
As operações ocorrem diariamente em 11 diferentes pontos da cidade e as datas das operações são divulgadas no site da prefeitura.
A prefeitura destaca também que a pasta acompanhará as discussões nacionais sobre a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas, especialmente com relação ao uso de equipamentos estáticos, móveis e portáteis, conforme despacho do presidente da República ao Ministério da Infraestrutura, órgão responsável pelas diretrizes nacionais do trânsito.