A Loja Maçônica Duque de Caxias 3º Milênio estuda se vai recorrer da liminar que permitiu à prefeitura de Caxias do Sul retomar a área de estacionamento da entidade. A decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública, favorável ao município, foi emitida em 4 de julho deste ano e a retomada ocorreu na terça-feira (27). O terreno, no bairro Exposição, é acessado pela Avenida da Vindima, em frente ao Parque dos Macaquinhos.
Conforme César Zaviscovick, um dos responsáveis pela Loja, a entidade ainda estuda se vai recorrer da decisão. Ele informa que a área em questão equivale a menos da metade do total do terreno. Segundo Zaviscovick, a porção de terra onde está a Loja em si não faz parte da ação, já que a propriedade é da Maçonaria; apenas a parte correspondente ao estacionamento estava cedida pelo município.
Leia mais
Prefeitura retoma terreno público ocupado por Loja Maçônica em Caxias do Sul
Após vistoria, prefeitura de Caxias do Sul vai solicitar reintegração de posse de pista de motocross
Segundo a prefeitura, o terreno será usado como estacionamento e guarda da frota de veículos do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ), vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que atualmente está no interior do Parque dos Macaquinhos.
Zaviscovick afirma que a entidade foi surpreendida com a liminar.
— Estávamos em tratativas para uma permuta. Iríamos adquirir um terreno em outro ponto e repassar para o município. Mas aguardávamos uma avaliação de valor por parte da prefeitura, que nunca veio — relata.
Na terça-feira, a procuradora-geral do município, Cássia Kuhn, disse que a entidade havia oferecido imóveis que não eram de interesse da prefeitura, e que, por isso, a decisão foi entrar na Justiça. Zaviscovick nega, reiterando que a entidade aguardava uma avaliação da administração municipal para, então, propor os imóveis para a troca.
Conforme Cássia, o local foi escolhido de forma estratégica para ocupação de estacionamento por ser próximo ao Parque dos Macaquinhos, onde hoje os veículos são guardados de maneira exposta às intempéries climáticas e a ações de vandalismo e furtos. Segundo ela, a proximidade ainda facilita a transferência dos veículos.
Leia também
Contribuintes devem cerca de R$ 632 milhões para a prefeitura de Caxias
Bento Gonçalves promove mutirão de empregos nesta sexta
Quatro dos cinco municípios da Região das Hortênsias manifestam entusiasmo com inclusão de Caxias