As fechaduras das quatro bancas de revista de Caxias do Sul desativadas após imbróglio com a prefeitura estão sendo substituídas. Por volta das 11h30min desta quinta-feira (29), a reportagem flagrou um chaveiro realizando o procedimento no quiosque da Rua Alfredo Chaves, próximo ao Centro Administrativo.
À reportagem, ele disse ter sido contratado pelo município para a substituição do segredo. Relatou ainda que já realizou o trabalho nas bancas da Praça João Pessoa, em São Pelegrino, e da Rua Marechal Floriano, próximo ao Postão 24h.
— Hoje estou fazendo a da prefeitura e amanhã vou fazer a da Praça Dante Alighieri — contou.
O profissional estava acompanhado de outro homem, vestido com uniforme da prefeitura. Ao perceber a aproximação da reportagem, o servidor se afastou.
O advogado Adir Rech, que representa as bancas, afirma que orientou os clientes a não interferirem em nenhuma ação que a prefeitura faça nos quiosques. Ele sustenta que as estruturas não pertencem à prefeitura. Conforme o advogado, os clientes dele instalaram as estruturas para operarem como revistarias.
— A responsabilidade é deles (da prefeitura). Eles que vão responder sobre isso depois — comenta, ao explicar que as intervenções podem ser questionadas judicialmente.
Prefeitura confirma troca de fechaduras
Procurada pela reportagem, a prefeitura confirmou que a troca de fechaduras está sendo realizada, em um custo total de R$ 1.208,00. O órgão declarou que a medida foi tomada porque, conforme processo judicial, os imóveis são de posse do Município.
Diante do questionamento a respeito de antigos operadores de venda afirmarem que as estruturas são deles, a prefeitura afirmou que "em razão do projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, que pretende tornar as bancas de revista patrimônio imaterial do município, existe uma liminar que impede qualquer modificação nas estruturas das bancas".
O retorno dado por meio da assessoria de imprensa não informou se ainda existem pertences do antigos usuários no interior das bancas e afirmou que o uso dos quiosques a curto prazo está sendo debatido.
Leia também
Prefeitura conclui iluminação no Parque dos Macaquinhos, em Caxias
Instalação de prédio da UFRGS em Farroupilha está orçada em R$ 10 milhões
Perícia aponta falha mecânica em brinquedo que feriu duas jovens em parque de aventura em Nova Roma do Sul