O estudante caxiense Leonardo Cláudio da Rosa, 23 anos, encontrado morto há quase um mês, na China, será sepultado no Cemitério Parque São Vicente, no bairro Estância Velha, em Canoas. O corpo do jovem chegou em Porto Alegre, por volta da meia noite, deste sábado (10). Ele foi encaminhado ao Departamento Médico-Legal, para realização de necropsia para constatar a causa da morte.
O sepultamento ocorre às 14h deste domingo no Cemitério São Vicente. O translado da China ao Brasil demorou devido aos custos do processo. A família criou uma vaquinha online e arrecadou mais de R$ 46 mil reais para trazer o jovem para o Brasil.
Leia mais
Campanha para arrecadar recursos para trazer corpo de caxiense encontrado morto na China ultrapassa R$ 40 mil
Família de caxiense encontrado morto na China pede ajuda para trazer corpo para o Brasil
Corpo do caxiense morto na China ainda não foi oficialmente reconhecido
"Ele disse que teria um encontro na sexta e depois não fez mais contato", diz amiga de caxiense morto na China
"Eu preciso vê-lo mais uma vez", desabafa mãe de estudante caxiense morto na China
Leonardo foi encontrado morto na cidade de Chongqing no dia 13 de julho. A confirmação da morte ocorreu no dia seguinte, por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ele cursava Letras. Já no dia 15 de julho, o Itamaraty confirmou que o estudante havia morrido. Quando morreu, o estudante estava visitando o município, que fica no sudoeste do país, durante as férias da faculdade. A partir do relato do desaparecimento dele, a família procurou o Ministério de Relações Exteriores brasileiro em busca de informações.
Leonardo estava desde o segundo semestre de 2018 em Pequim, no norte da China. Com fluência em inglês, espanhol, francês e mandarim, ele foi contemplado com uma bolsa de estudo na Communication University of China, por meio de parceria entre a universidade gaúcha e o Instituto Confúcio, vinculado ao Ministério da Educação chinês.
A versão de que o jovem caiu de um prédio, repassada à família pelas autoridades chinesas é contestada pelos familiares. A polícia do país asiático não informa detalhes sobre a morte, como endereço do prédio, de qual altura ele teria caído e quem seria o dono do apartamento.
Leia também
Jovem é detido depois de fugir, na contramão, de fiscalização da polícia na BR-116 em Caxias
Farroupilha inicia divulgação de lista de espera de procedimentos médicos em novembro
Brechó em prol de animais abandonados muda de endereço em Caxias