O casamento comunitário de Bento Gonçalves já conta com 25 casais habilitados. Outros 22 estão em processo de inscrição. Até esta sexta-feira (30), é possível realizar as inscrições nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), das 9h às 11h e das 14h às 16h30min. A cerimônia está marcada para o dia 5 de outubro, na UCS Carvi.
De acordo com a primeira-dama do município, Cyntia Pasin, o evento já foi realizado no município por gestões anteriores, mas não ocorre há cerca de seis anos. Por isso, segundo ela, não há uma expectativa em relação ao número de casais:
— Quanto maior o número, mais bonito, mas não colocamos expectativa porque é a primeira vez do evento neste formato.
A partir de agora, a prefeitura pretende realizar a cerimônia anualmente. Para participar do casamento comunitário, é necessário que a renda familiar seja de até dois salários mínimos e que um dos cônjuges resida em Bento. Além disso, é preciso realizar a inscrição no Cadastro Único, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.
— É necessário ter o cadastro para comprovar a renda da família, pois o fundo utilizado na cerimônia é oriundo dos cartórios. Então, por meio deste documento, o cartório consegue usar o fundo — explica Cyntia.