Famílias que têm o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado podem ser contempladas pelo projeto "Castrar é tudo de bom", em Caxias do Sul. Cães e gatos são beneficiados pelo programa, que realiza o procedimento em cerca de 400 animais por mês.
Leia mais:
Castração em massa de animais deve começar em dois meses em Caxias
As pessoas que têm o NIS atualizado devem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e preencher um formulário de castração com os dados do bichano. Aqueles que não tiverem o NIS atualizado também podem encaminhar a ficha de castração preenchida, mas são adicionados a uma lista de espera diferente.
— Por não haver uma comprovação de baixa renda, acaba sendo necessária a visita da equipe técnica até o local, o que impossibilita a determinação de um prazo — explica o diretor interino do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Paulo César dos Santos.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, cerca de 400 bichanos são castrados por mês e as ações ocorrem em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). No local, os moradores realizam o cadastro e agendamento dos procedimentos.
— Cães e gatos machos realizam o procedimento na unidade móvel da UCS, enquanto as fêmeas são encaminhadas às clínicas que venceram a licitação — explica Santos.