Pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul à espera de atendimentos com médicos especialistas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seus bairros para atualizar o cadastro. O prazo começa nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 23 de agosto. A intenção da Secretaria de Saúde de Caxias do Sul é reduzir as filas e atender quem realmente precisa de atendimento com determinado médico.
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A diretora da Rede Especializada de Saúde, Nicole Golin, ressalta que a atualização é essencial para se ter certeza que o número de pacientes que aguardam atendimento está correto e para prestar atendimento àqueles que necessitam de consulta especializada. Ela explica que, em muitos casos, a equipe não encontra o paciente em tempo hábil para informar sobre o agendamento da consulta porque o telefone está errado.
— Muitas pessoas que estão nas listas podem ter morrido, algumas podem não precisar mais da consulta porque já foram atendidas em outros locais ou ainda podem ter aquelas que deixaram a cidade e continuam cadastradas. Os números de pacientes na espera não são reais, e às vezes, são maiores do que a demanda. Para acelerar o processo com aqueles que precisam ser atendidos, necessitamos saber qual é a real demanda e isso só será feito com a atualização dos dados.
Ela explica que, após o dia 23 de agosto, equipes da secretaria da Saúde irão contatar os pacientes que aguardam consultas nas áreas que ainda registram demanda reprimida para conferir se ainda têm interesse na consulta.
— As equipes vão tentar contato telefônico, em dias e horários alternados. Se o paciente não for encontrado, farão busca ativa até esgotar as alternativas de localização. Só depois de 60 dias de buscas frustradas ele será retirado da lista — ressalta.
Atualização a cada seis meses
Ainda conforme a secretaria da Saúde, as listas de espera têm apresentado redução em Caxias nos últimos anos. O município atribui a redução a ações específicas, como os três mutirões com especialistas que atenderam mais de 1,5 mil pacientes e a nomeação de especialistas na rede pública. A diretora ressalta ainda que foram implementadas estratégias como o uso do Telessaúde, uma ferramenta que possibilita a discussão de casos, por telefone, entre clínicos e especialistas.