Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, alguns municípios da Serra gaúcha prepararam uma programação especial para conscientizar os cidadãos. Em Farroupilha, atividades ocorrem durante esta sexta-feira (26), e em Bento Gonçalves, neste sábado (27).
Em Bento, cerca de 10 profissionais estarão envolvidos nas atividades que têm como objetivo conscientizar acerca de Hepatite B e C, HIV e sífilis. Conforme a psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, Cassiane Venturine, eventos assim ocorrem anualmente.
— Fazemos este evento em julho, em alusão ao dia de combate às hepatites, e outro no dia primeiro de dezembro, em alusão ao combate do HIV. Além disso, em março também realizamos atividades de conscientização a tuberculose, nas UBSs.
De acordo com Cassiane, o objetivo principal deste tipo de evento é conscientizar a população por meio da testagem rápida, visto que estas doenças são silenciosas.
Em Farroupilha, a expectativa é de uma grande adesão da população, devido a isso, cerca de 10 profissionais também foram colocados à disposição dos cidadãos. Conforme a secretária de Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, o objetivo principal também é a prevenção:
— Oferecemos os testes, vacinamos contra Hepatite B e realizamos este tipo de evento para levar todas as informações aos cidadãos. Queremos conscientizar a população, porque como estas doenças (Hepatite, HIV e sifilis) são silenciosas, a pessoa precisa descobrir logo para realizar o tratamento adequado.
Municípios como Flores da Cunha, por exemplo, estão realizando um mês de conscientização nas UBSs, também com testagem rápida. Entretanto, não organizarão um evento específico em alusão à data. Por outro lado, foram distribuídos folders e apresentados murais com informações, a fim de conscientizar os moradores da cidade em relação à hepatite.
FARROUPILHA
As atividades estão ocorrendo desde às 8h desta sexta-feira (26), na Praça da Matriz. A programação segue até às 11h30min e inicia novamente às 13h, sendo encerrada às 16h. Haverá distribuição de preservativo, orientação sobre prevenção e tratamento, além de restes rápidos e vacinas contra a Hepatite B.
De acordo com a secretária de Saúde, Rosane da Rosa, estes eventos ocorrem em torno de quatro vezes no município, no mesmo local, pois há circulação considerável de pessoas:
— Procuramos fazer este tipo de evento em datas específicas, como o Dia Mundial da Saúde, por exemplo. Sendo assim, realizamos umas quatro vezes por ano e há uma grande procura da população.
Durante o ano, o cidadão farroupilhense pode realizar os testes rápidos ou a vacina da Hepatite B em qualquer UBSs do município.
BENTO GONÇALVES
No município, a atividade ocorre neste sábado (27), na Via Del Vino. De acordo com a prefeitura, a programação inicia às 8h e segue até às 14h. Haverá atividade de prevenção de hepatites virais com teste rápido na Unidade Móvel. Para realizá-lo, o cidadão precisa portar o Cartão SUS e a carteira de identidade.
Conforme a psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, Cassiane Venturine, a expectativa é de realizar o teste em cerca de 150 pessoas.
— A gente tem entre 100 e 150 testes à disposição. É muito difícil chegar a um número superior a este, porque há uma certa demora entre realizá-lo, informar o resultado ao cidadão e tirar as dúvidas dele — explica a psicóloga.
Durante o ano, Bento também oferece os testes rápidos para hepatite B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento e nas Unidades Básicas de Saúde.
FLORES DA CUNHA
Em Flores, não haverá uma atividade específica. Entretanto, o município está realizando, durante o mês de julho, a testagem de Hepatite C, nas UBSs. De acordo com a enfermeira e coordenadora do posto de saúde central do município, Elaine Silva, já foram realizados cerca de 380 testes neste mês:
— Destes 380 que realizaram a testagem, cerca de 10 não sabiam que eram portadores de Hepatite, então é muito importante um diagnóstico rápido.
Em caso de resultado positivo para Hepatite, no teste, o médico faz a avaliação e realiza outros exames. Em seguida, o paciente é encaminhado para tratamento gratuito no ambulatório da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com acompanhamento do médico de Farroupilha.