O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, registrou crescimento no movimento de passageiros no primeiro semestre deste ano. Durante o período foram contabilizados 117.572 embarques e desembarques na cidade. O número equivale a uma média de 653 viajantes todos os dias. O índice é 25% maior que o registrado no mesmo período de 2018, quando o terminal movimentou 94.071 passageiros. Os dados consideram voos comerciais das companhias aéreas Azul e Gol, além de particulares.
Leia mais
Marquise do aeroporto de Caxias do Sul será concluída até a metade do mês
Estacionamento do aeroporto de Caxias está fora de operação há nove dias
Equipamento queimado e neblina fecham aeroporto de Caxias
A entrada em operação de um novo voo para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela Gol, foi um dos fatores que impulsionou o aumento. Esse voo está à disposição dos passageiros desde outubro de 2018. Com a nova conexão, a companhia movimentou mais usuários no período: foram 80.361 passageiros transportados entre embarques e desembarques em 2019 contra 62.955 em 2018. Já a Azul é responsável pela conexão entre Caxias do Sul e Campinas. A companhia transportou 22,7 mil passageiros entre embarques e desembarques em 2019.
De acordo com a prefeitura de Caxias, a Festa da Uva 2019 também pode ter contribuído para o aumento no número de passageiros do terminal, uma vez que em fevereiro e março deste ano, as duas companhias transportaram 39.428 passageiros. No mesmo período do ano passado, foram 27.990 pessoas que usaram o terminal.
— As passagens aéreas estão mais acessíveis saindo de Caxias e o passageiro sabe que tem a estrutura do aeroporto no planejamento da viagem. Em junho, por exemplo, tivemos apenas um único voo que alternou para Porto Alegre devido às más condições climáticas e isso tem se tornado cada vez mais uma exceção. Também comemoramos que a taxa de ocupação dos assentos nas aeronaves está entre 85% e 90%, um resultado bastante expressivo — ressalta o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D'Avila.
Ainda de acordo com D'Avila, os investimentos em infraestrutura e o crescimento no número de passageiros contribuem para que novos voos possam ser pleiteados juntos às companhias aéreas. Ele lembra que, nesta semana, o governo do Estado reestruturou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).
— O projeto flexibiliza as maneiras de operação pelas companhias aéreas ao permitir contratos comerciais com terceiros e reduz a alíquota sobre o combustível das aeronaves. São medidas que dão um novo patamar para a aviação regional e que podem ter reflexos na nossa cidade_ressalta.
Voos
O Aeroporto Hugo Cantergiani oferece quatro voos regulares das companhias aéreas Gol e Azul, com destino aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. O primeiro voo programado é para Congonhas, pela companhia Gol, com pouso às 10h45 e decolagem às 11h25. À tarde, é oferecido um voo a Guarulhos, com chegada às 13h45 e saída às 14h15, exceto às terças-feiras. Para Campinas, único oferecido pela companhia Azul, a aeronave pousa em Caxias às 15h30 e decola às 16h30. O último voo local é para Congonhas, com chegada na cidade às 18h45 e decolagem programada para 19h05.
Leia também
Segue possibilidade de neve para a madrugada de sábado na Serra e nos Campos de Cima da Serra
Delegacia recebe nova policial para reforçar investigação de crimes sexuais em Caxias do Sul
Serra registra primeira morte por gripe A do ano