A venda mensal de peixe vivo na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, prosseguirá nos meses de inverno. A comercialização uma vez por mês junto ao ponto de safra começou em novembro e estava inicialmente confirmada até maio. Conforme o gerente de comercialização da Secretaria da Agricultura de Caxias, Flávio Hillebrand, a venda mensal será estendida pelo menos até setembro. A novidade foi definida em reunião com produtores do município.
— Temos nove produtores até agora e outros dois devem se juntar a partir do ano que vem, na Semana Santa. Durante o ano eles se revezam. A cada mês, um leva os peixes para vender na praça — explica.
A comercialização ocorre sempre na segunda sexta-feira de cada mês. A próxima será nesta semana, no dia 10. O revezamento entre os produtores permite que eles organizem o manejo do cultivo, de forma a ter os peixes para colocar à venda na praça em data que é pré-estabelecida para cada um.
Leia mais
Vendas da Feira do Peixe Vivo em Caxias aumentam cerca de 20%
Com pouco movimento em bairros, produtores rurais avaliam novos pontos de feira em Caxias
Feira do Agricultor de Caxias ganha mais um dia na Praça das Feiras
A venda mensal agora está prevista também em uma nova lei municipal, que entrou em vigor nesta segunda-feira (6). A lei, na realidade, diz que a Feira do Peixe Vivo de Caxias do Sul pode ser realizada mensalmente. O texto também prevê que a feira seja realizada anualmente na semana que antecede a Páscoa em diferentes pontos da cidade de Caxias do Sul, embora não especifique quais.
— Há muitos anos a feira existe, porém, contempla só o centro da cidade. Muitas pessoas nos bairros têm dificuldade de ir ao centro para adquirir o peixe fresco — comenta o vereador Velocino Uez (PDT), autor do projeto de lei, que foi sancionado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB).
A realização da feira nos bairros, segundo Hillebrand, vai depender de uma análise prévia. Ele ressalta que é importante saber se haverá demanda nos bairros e se os produtores de Caxias terão a possibilidade de atender. Hillebrand relembra que, anos atrás, a feira chegou a ser realizada fora do centro, no bairro Serrano, mas não continuou por falta de demanda.
Uez sugere que, na Semana Santa, a feira possa ser realizada, por exemplo, junto com a feira do bairro Cruzeiro, onde ele acredita que haja um bom movimento. Também sugere como exemplo a possibilidade de uso da rua Hércules Galló, nas imediações do estádio Alfredo Jaconi, para contemplar moradores de bairros mais próximos dessa área.
— É o momento de fazer a experiência. Se não se experimentar, não se vai saber se há demanda de fato ou não — defende o vereador.
Leia também
Polícia de Caxias acredita que professor não foi assassinado no local em que corpo foi encontrado
Jovem morta em acidente em Caxias do Sul completaria 22 anos na terça-feira
Não falta asfalto para construção de estradas e remendos em Caxias do Sul
Restaurante Popular promove ações alusivas ao Dia da Cidadania nesta segunda-feira