Bento Gonçalves registrou o primeiro caso de H1N1 em 2019. O homem de 60 anos que contraiu a doença não havia feito a imunização. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, ele já recebeu alta hospitalar e passa bem. O caso foi divulgado na tarde de terça-feira (28).
— É um caso isolado, mas de extrema preocupação, estamos no fim da campanha (de vacinação), quase alcançando a meta, e precisamos que todos que pertencem aos grupos de risco recebam a vacina — alertou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Conforme dados da Secretaria da Saúde, até a última semana 27.827 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em pessoas dos grupos de risco.
Na segunda-feira (27), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a Campanha da Vacinação contra a gripe, inicialmente prevista para se encerrar na sexta-feira (31), será prorrogada. O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa.
Ainda podem receber a imunização crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; pessoas com doenças crônicas; pessoas com mais de 60 anos; puérperas; trabalhadores da área da saúde; professores e população indígena.
Não há nenhum registro de morte por H1N1 na Serra em 2019.