Um incêndio que tirou a vida de pelo menos 13 cães em Caxias do Sul será investigado como criminoso pela 3ª Delegacia de Polícia Civil. De acordo com o delegado Luciano Rigues, o inquérito para apurar o crime foi instaurado nesta segunda-feira (15) e as diligências devem começar nos próximos dias.
As chamas começaram pouco depois das 11h30min de domingo, no bairro Altos de Galópolis. A moradora Scheila Mendes foi retirada da casa pela janela do banheiro, por um vizinho. Ela não se feriu. O morador também ajudou a salvar os cães que estavam dentro da residência, e alguns que estavam amarrados em casinhas no pátio da casa.
Até o momento, 21 animais foram encontrados com vida. Quatro cães que conseguiram se salvar do incêndio e não haviam mais sido vistos foram resgatados pela prefeitura ontem. Destes, três estavam no bairro Villa-Lobos e uma cachorra machucada foi localizada escondida embaixo de uma residência, nas proximidades da casa queimada.
Dos animais resgatados, 13 foram retirados pelos vizinhos e bombeiros e encaminhados para a República dos Idosos, um lar temporário no Altos de Galópolis, um foi localizado no matagal e outro em um casa próxima à incendiada e estão com uma protetora de Galópolis. Outra cachorrinha está em Ana Rech e outro cão foi adotado por um vizinho.
A cachorrinha queimada, que foi socorrida pelo município, está em um lar temporário, porque tem uma tutora que é responsável por ela, e os outros três animais estão no canil municipal, enquanto a prefeitura identifica se tinham responsáveis. Além dos cães, seis gatos conseguiram fugir da casa e foram vistos nas proximidades, mas ainda não foram resgatados. Vizinhos e voluntários deixaram potes de comida para alimentar os animais que estiverem escondidos na região.
Outros animais foram vistos na região e devem estar escondidos na mata. O número de animais mortos pode ser maior, porque na casa também haviam filhotes de cães, porquinhos da índia e pássaros, que podem não ser identificados em meio ao que sobrou da residência, que era de madeira e alvenaria.
Equipes do Departamento de Bem-Estar Animal do Meio Ambiente percorreram a mata para localizar os bichinhos perdidos, e o município está auxiliando a protetora que acolheu os cães. A diretora do departamento, Marcelly Paes Felippi, acrescenta que se forem vistos bichos que eram de Sheila, pode-se entrar em contato pelo (54) 3901-1445.
– Neste primeiro momento a prefeitura deu suporte à República dos Idosos, que acolheu 13 cães. Nós levamos ração e também vamos providenciar a castração – afirma Marcelly.
Como ajudar
Os animais que foram acolhidos na República dos Idosos precisam de ração, casinhas e cobertores. Quem quiser auxiliar ou adotar um dos cães pode entrar em contato pelo telefone (54) 99701-7684.
Leia também:
Projeto de reciclagem garante renda extra a escolas de Caxias do Sul
Empurrando carro sem combustível, foragido é preso na BR-116 em Caxias
Prefeitura de Caxias vai decretar emergência após temporal