O decreto que determina o emprego do símbolo do autismo em placas de atendimento em Farroupilha foi publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (1) e já está em vigor. O documento regulamenta lei aprovada no ano passado que prevê que órgãos públicos e estabelecimentos privados de Farroupilha incluam o símbolo universal do autismo na sinalização dos guichês de atendimento prioritário.
O símbolo consiste em um laço colorido no mesmo formato como os laços do Outubro Rosa e outras campanhas semelhantes, mas com uma estampa de peças de quebra-cabeça. Conforme a presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha, Elaine Bartelli, o laço representa a inclusão.
— Mostra que as peças se encaixam e nos tornamos todos iguais, com os mesmos direitos frente à Constituição — comenta.
Leia mais
Deputado protocola projeto que inclui o autismo nas placas de atendimento prioritário
Em Caxias do Sul, 80% das empresas não cumprem lei para inclusão de pessoas com deficiência
Nova lei em Caxias determina que lojas tenham provadores para pessoas com deficiência
Movimento Unidos pelo Autismo é lançado em Caxias do Sul nesta quarta-feira
Assim como a lei aprovada no ano passado, o decreto publicado nesta semana não prevê uma multa para quem não cumprir a determinação.
Elaine reforça que a intenção é conscientizar e incluir. Ela afirma que as entidades do comércio na cidade foram bastante receptivas e se reuniram para verificar a melhor forma de implantar a sinalização. Segundo Elaine, as lojas, por exemplo, provavelmente vão colocar um adesivo com o símbolo do autismo nas placas existentes — o que é permitido pelo decreto — e, quando a substituição da sinalização estiver para ocorrer em cada loja, novas serão colocadas já com o símbolo.
Nesta terça-feira, dia 2 de abril, é celebrado em todo o mundo o Dia da Conscientização do Autismo. Um projeto de lei semelhante à de Farroupilha foi protocolado nesta segunda na Assembleia Legislativa.
Em Farroupilha, a associação colocou fitas azuis, que também representam o autismo, em árvores na Praça da Matriz e da prefeitura, além de cartazes em alguns pontos na área central.
Leia também
Incêndio que atingiu pavilhão de empresa ambiental em Farroupilha não deixa feridos
Definido valor da passagem entre Caxias e o Santuário de Caravaggio na Romaria
Senador diz que Marinha já faz estudos para porto em Torres
Secretaria da Educação diz que fechamento de escola para surdos em Caxias é boato