Pelo menos 100 residências ficaram destelhadas em Caxias do Sul após o temporal que atingiu a cidade no final da tarde deste sábado (13). O levantamento é da Defesa Civil. Não há ainda informações sobre os bairros mais afetados. Como a chuva não foi concentrada, diversas regiões da cidade acabaram atingidas.
Leia mais
Temporal causa estragos em Caxias do Sul
No Reolon, cerca de 30 residências ficaram danificadas, de acordo com a presidente da associação de moradores, Sane Fiuza. No início da noite, ela fazia a contagem e tentava ajudar as famílias. Uma delas era da atendente de padaria Eunira dos Santos Silveira, 57 anos.
— Nunca tinha acontecido de chover dentro — conta Eunira, que precisou erguer os móveis.
Na casa de Rita de Cássia da Silva, 42, além do telhado perdido, os canos estouraram, piorando a situação.
— Roupas, móveis, colchão, estão todos molhados.
Conforme o diretor da Defesa Civil, Paulo Marcelo Pereira Siqueira, para garantir a cobertura das moradias, os bombeiros estão distribuindo lonas para as famílias — os bombeiros distribuíram todas as lonas que tinham e agora a prefeitura está fornecendo mais material. Neste domingo, os danos serão avaliados. A Defesa Civil irá cadastrar as famílias e verificar as necessidades de cada uma. A previsão é distribuir telhas também. Ainda segundo ele, não há registro de pessoas desabrigadas.
Além dos destelhamentos, a chuva forte que durou cerca de 10 minutos provocou quedas de árvores e trouxe transtornos no trânsito. No Km 70 da RS-122, no Viaduto Torto, o granizo acumulou e deixou a rodovia bloqueada. Também houve queda de energia e sinaleiras ficaram desligadas na área central de Caxias.
Leia também
Caminhão da Sorte da Caixa estará em Nova Petrópolis
Rodeio de Flores da Cunha segue até o domingo com provas campeiras e artísticas
Hospital de Farroupilha recebe repasse para manter mais três leitos de UTI