Dedicar o tempo livre a ensinar alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando o professor em questão tem pouca diferença de idade com os alunos. Mesmo esse e tantos outros desafios não foram capazes de tirar a vontade do estudante Bruno Nunes Silva, 17 anos, de levar o seu conhecimento adiante. Morador de Caxias do Sul, o jovem começou a ministrar oficinas de robótica, que deram tão certo, que logo se transformaram em um negócio próprio em parceria com uma rede de ensino.
Atualmente, o estudante oferece oficinas de robótica para alunos de nove a 16 anos. O empreendimento começou no ano passado e a expectativa do jovem é atender mais de 70 alunos até dezembro.
— Desde muito novo eu sempre quis construir as coisas com as minhas próprias mãos. Meus pais me presenteavam com Lego e ele também era oferecido na escola, onde eu era incentivado a resolver problemas. Até que eu comecei a mexer com os eletrônicos, que é o que faço hoje — conta Bruno.
Além de ter acesso a aulas de robótica desde cedo, o estudante também participava de equipes sobre o tema, o que fez com o interesse e o conhecimento crescessem juntos. A concretização da força de vontade dele ocorreu no ano passado com a criação da empresa Lógica Para Todos. Por meio de aulas de robótica em parceria com uma instituição privada, Bruno desafia alunos de até 16 anos a resolverem problemas urbanos, por exemplo.
— Eu vi uma oportunidade de negócio e, no ano passado, comecei a juntar capital para abrir a empresa. Hoje, atendemos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio. Lá, eles têm a oportunidade de trabalhar em grupo com outros alunos da mesma idade no período contrário a aula. Eles podem construir coisas e são desafiados a resolverem problemas de lógica, tanto com materiais da Lego, quanto com eletrônicos — explica o jovem professor.
Por enquanto, Bruno conta com a ajuda de apenas uma pessoa para resolver questões administrativas. Como ele ainda é estudante também, há preocupação em não se sobrecarregar com as atividades da empresa.
— Eu acho que o mais interessante é que eu quis começar o meu negócio com algo que estava ao meu alcance. Outra coisa é que nas equipes que eu participava eu tinha a possibilidade de viajar e conhecer muitas pessoas e culturas. Aí eu comecei a ver muitos problemas na educação, e pensei que eu poderia fazer a minha parte para melhorar. Eu acredito na geração que eu me incluo — aponta o estudante que pretende unir engenharia, empreendedorismo e educação na escolha do curso universitário.
Aulas
As oficinas de robótica da Lógica Para Todos são ministradas na Rede Caminhos do Saber em Caxias do Sul. Os valores das mensalidades variam de R$ 80 a R$ 90. As aulas são abertas para alunos de outras instituições. Mais informações pelo telefone (54) 99961-7510.