CORREÇÃO: o furto de aparelhos de ar condicionado ocorreu na madrugada de quarta-feira, e não na de terça. A informação incorreta permaneceu publicada entre 15h30min e 20h10min do dia 20 de março, quarta-feira.
Na madrugada desta quarta-feira (20), mais um furto de aparelho de ar condicionado foi registrado no complexo que abriga o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre as ruas Marechal Floriano e 20 de Setembro. Com o novo caso, são contabilizados quatro furtos nos três primeiros meses do ano. O prejuízo aos cofres públicos é de pelo menos R$ 16,6 mil.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na maioria das vezes os infratores não levam o aparelho inteiro e deixam a carcaça e restos dos equipamentos da parte interna. O material que é alvo dos criminosos é a tubulação de cobre está no interior do equipamento. Os furtos também se repetem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Segundo a SMS, o caso mais recente foi registrado na UBS do Madureira, na qual a tubulação de ar condicionado do bairro Madureira foi levada.
Segundo um comerciante que trabalha nas proximidades, os furtos se repetem em outras edificações e estabelecimentos comerciais situados nas proximidades.
— Eu presenciei vários furtos. Tem prédios aqui do lado que eles roubam também. Os ladrões pegam a parte interna do cobre, que é mais valiosa, e revendem este material. O resto é descartado – destaca.
A Guarda Municipal mantém um agente nas imediações e um guarda fixo no período noturno. Segundo o diretor executivo da Secretaria de Segurança Pública, é possível que o local receba mais segurança ao longo das próximas semanas.
— É algo que não está descartado. Estamos fazendo um estudo para avaliar essa possibilidade diante do aumento de casos – afirma.