A morte do bento-gonçalvense Franck Zietolie, ocorrida neste sábado (23) após acidente aéreo, foi lamentada por diversas lideranças e entidades representativas do setor moveleiro, do qual o empresário fazia parte. Desde 2006, Zietolie presidia a Unicasa, empresa de Bento Gonçalves que abrange as marcas Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira, empregando atualmente mais de 500 trabalhadores. A trajetória do empresário ficou marcada, sobretudo, por tornar a Unicasa a única empresa do segmento com capital aberto na Bolsa de Valores, em 2012.
Leia mais
Piloto de aeronave que colidiu contra prédio morre em Bento Gonçalves
Aeronave colide contra prédio em Bento Gonçalves
"Uma perda inestimável ao setor moveleiro", diz sindicato sobre morte de piloto em Bento Gonçalves
Aeronave colide contra prédio em Bento Gonçalves
—Ele foi um homem à frente de seu tempo, reinventou a empresa, investindo em pessoas, tecnologias e design— comenta o diretor de Marketing da Unicasa, Edson Busin, que lembra de Zietolie como uma pessoa muito justa, humana, séria, objetiva e generosa.
Importância empresarial
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves também se manifestou a respeito da morte do empresário, por meio de nota assinada pelo presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi.
— Ele foi um dos principais nomes empresariais do setor moveleiro de Bento Gonçalves, contribuindo para o desenvolvimento do setor por meio de novas tecnologias — afirmou Gialdi, em depoimento à reportagem.
—Autor de uma trajetória marcada por conquistas inspiradoras, reconhecido pelo espírito empreendedor, Zietolie foi um dos grandes expoentes do potencial do setor moveleiro e em muito contribuiu para o desenvolvimento da região. Sua perda entristece Bento Gonçalves — declarou o presidente do CIC, em nota emitida por meio da entidade.
Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, a morte de Zietolie representa uma perda e motivo de tristeza para a cidade.
— Um jovem empresário que inspirou uma geração de novos empreendedores de sucesso. Em sua trajetória se tornou um dos grandes expoentes do setor moveleiro e em muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade — afirmou o representante do município.
Representações do setor
A Associação das Indústrias e Móveis do Rio Grande do Sul emitiu, na noite de sábado (23), uma nota de pesar a respeito da morte do empresário Frank Zietolie, que morreu após perder altitude e colidir a aeronave que pilotava na tarde de sábado contra um prédio em construção, em Bento Gonçalves.
— O setor moveleiro gaúcho está consternado com o trágico falecimento do empresário Frank Zietolie, CEO do Grupo Unicasa — manifestou nota emitida pela entidade, destacando qualidades que marcaram Zietolie como "um gestor com garra, determinação, um líder nato que contribuiu sobremaneira para o fortalecimento do setor moveleiro, não apenas bento-gonçalvense, mas de todo o Brasil".
Por meio da nota, publicada no site da Movergs, o presidente interino afirmou:
— Zietolie vivia intensamente, era uma pessoa de boas amizades, um excelente pai de família e um empresário exemplar. Sem dúvida, fará falta. O setor moveleiro, a cidade de Bento Gonçalves e nós empresários perdemos um valioso empreendedor.
A declaração encerrou com pesares à esposa Renata, às três filhas, à família Juvenil Zietolie, e aos colaboradores do Grupo Unicasa em nome de todo o setor moveleiro do Rio Grande do Sul.
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) também lamentou o acidente aéreo. Para o presidente Vinicius Benini, trata-se de uma perda inestimável ao setor moveleiro nacional.
— Um empresário que contribuiu para a consolidação do modelo de negócios do segmento de móveis planejados, o que, sem dúvida, ajudou a colocar nosso polo na condição de principal do país — afirma.
Leia também
"Não sobrou nada da fábrica", diz presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Bento Gonçalves
Confira os concursos públicos que estão com inscrições abertas na Serra Gaúcha