Começa nesta segunda-feira (18) uma pesquisa inédita sobre nutrição infantil no Brasil. Quinze mil domicílios em 123 municípios serão visitados nos próximos meses para o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Caxias do Sul está na lista e terá 50 residências sorteadas para participar do levantamento, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que conta com apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em todo o Estado, serão 880 domicílios.
O estudo irá coletar informações sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos e realizará exame de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida. Conforme o coordenador nacional do Enani, Gilberto Kac, é a primeira vez que se recolhem dados sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil com o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio e vitaminas do complexo B.
— A gente quer saber como as crianças estão se comportando em relação a marcadores bioquímicos que têm relevância. Essas informações são importantes para o Ministério da Saúde trabalhar com evidências estatísticas — explica.
A pesquisa também irá investigar questões como amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos e habilidades culinárias. Ambiente alimentar e condições sociais da família também serão investigadas.
— A medição das crianças vai permitir saber se a desnutrição está reduzindo e como está a prevalência de sobrepeso e obesidade — acrescenta Kac.
O estudo começa nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Os resultados devem ser consolidados no início do ano que vem. No entanto, as famílias participantes receberão os resultados antes. Se for identificado algum caso de desnutrição, obesidade, sobrepeso ou deficiência de algum micronutriente, a criança será encaminhada para a unidade de saúde mais próxima.
Pesquisadores e participação
Os pesquisadores estarão identificados com camisas e crachás com nome e fotografia, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos. A participação dos indivíduos é voluntária. Quem for sorteado para a pesquisa e ficar com dúvidas, pode ligar para o número da central da pesquisa: 0800-808-0990.
Pesquisa
A pesquisa será dividida em duas etapas. Na primeira, será aplicado um questionário. Serão perguntas sobre hábitos alimentares e alimentação da criança nas últimas 24 horas, por exemplo. Na segunda etapa, será feito exame de sangue com as crianças.
As cidades gaúchas que participam da pesquisa
:: Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão.