Após dois furtos em menos de três dias à Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, a prefeitura de Farroupilha realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (6) com diversas secretarias para programar iniciativas que evitem que os crimes se repitam. A ideia é fiscalizar também outras escolas do município. Para evitar que outros crimes semelhantes se repitam, a administração municipal pretende chamar emergencialmente novos vigilantes para atuar diretamente nas escolas para incrementar a segurança.
Segundo a secretária de Educação, Elaine Giuliato, não existe uma previsão de quantos vigilantes serão chamados. Isso será definido nos próximos dias, assim como a data para que eles comecem a atuar. A expectativa é que comecem a trabalhar ao longo das próximas semanas.
— Esse tipo de situação (dos furtos) é algo que consideramos inaceitável. Vamos elaborar os contratos para que possamos chamar mais vigilantes e prevenir melhor esse tipo de situação — salienta Elaine.
Os vigilantes devem ajudar na segurança enquanto os novos guardas municipais aprovados em concurso não atuam nas ruas. Eles vão passar por um treinamento de cerca de seis meses antes de estarem aptos a exercer a função. Atualmente, são somente dois guardas municipais que atuam em todo o município de Farroupilha. Dos 55 aprovados em concurso, serão chamados cerca de 15 dos melhores colocados nas provas.