A Ponte dos Korff, que fica sobre o Rio das Antas, passa por obras de restauração. O trabalho ocorre no lado sob responsabilidade de Campestre da Serra, já que a estrutura fica no limite do município com Caxias do Sul, e está previsto para terminar nesta semana.
De acordo com Maurício Costa Bueno, engenheiro da Secretaria de Administração de Campestre da Serra, as obras começaram em 14 de janeiro e contemplaram a substituição da madeira que fica no piso da ponte, lixamento da estrutura metálica e pintura. A recuperação custou R$ 78.145 pagos com recursos da Consulta Popular.
— Como estava muito estragada, era preciso fazer manutenção com frequência — comenta.
O lado de Caxias do Sul, no distrito de Criúva, passou por reparos emergenciais em maio de 2018. Na época, segundo o secretário de Obras, Leandro Pavan, a ponte quase foi interditada, já que a madeira estava deteriorada e alguns veículos ficavam com as rodas suspensas ao passar. O conserto contemplou a troca do piso, mas obras mais duradouras na estrutura ainda estavam nos planos do município. A reportagem procurou o secretário para conferir se há obras previstas na ponte, mas não conseguiu contato.
A ponte é um dos principais pontos turísticos do interior de Caxias e foi construída em 1907. Em 2006, foi declarada patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul.