A rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer se manifestaram pela primeira vez ao público, em um evento oficial, desde que foram escolhidas soberanas. Elas participaram do primeiro corso alegórico da festa, que percorreu a Rua Sinimbu na noite de terça-feira (26).
Em uma fala de pouco mais de quatro minutos, as soberanas exaltaram a festa e o trabalho árduo da "gente" de Caxias do Sul.
Confira o discurso completo:
Rainha Maiara Perottoni:
"Cumprimentamos a cada um que se faz presente neste momento tão especial: o primeiro desfile da Festa Nacional da Uva, que é a celebração do encontro, do trabalho e da família.
Uma festa que celebra a nossa gente. Uma festa que encanta a todos que aqui chegam, que nos trilhos de Caxias do Sul embarcam e desembarcam todos os dias. Aqui é terra de gente que tem vinho na pele, nas mãos e no doce olhar profundo e sincero. Gente que não conhece o cansaço, que acorda todos os dias com empenho e dedicação, que acompanha o nascer do sol e a sua despedida, na devoção da herança que receberam, o trabalho."
Princesa Milena Remus Caregnato
"Nossa festa reverencia os imigrantes que aqui chegaram em busca de uma vida melhor. Movidos pela esperança, batalharam para que o seu sonho se concretizasse, através da saga do viver para trabalhar e do trabalhar para viver. E é assim que é a nossa jornada. Eis aqui hoje o nosso espetáculo, formado por essa gente que é ousada, determinada e que é empreendedora. A nossa cidade é feita por essa gente, gente como a gente, que está aqui hoje.
A nossa comunidade, aqui hoje, devem ser reverenciada, porque a nossa Caxias é feita por todos nós. E a nossa festa para nossa gente. É feita por gente que ama a Festa da Uva e, acima de tudo, a nossa Caxias do Sul."
Princesa Viviane Piamolini Gaelzer
"Esse amor pela nossa terra fez os imigrantes cruzarem o oceano, habitar terrar desconhecidas, cultivar videiras e plantar a nossa rainha maior, a uva. Empreender já fazia parte da vida de cada pessoa, mas havia a necessidade de fazer mais. E foi com essa ousadia do verbo empreender que alavancou a coragem para inovar, ir além com as indústrias, com a qualificação pessoal e com o avanço tecnológico. Os quais fizeram de Caxias o segundo polo metalmecânico do país. Da uva, símbolo da nossa festa, ao ônibus, carreta e caminhão, os negócios, o serviço, símbolo da nossa cidade."
Finalização rainha Maiara:
"Sejam bem-vindos à estação da Festa da Uva. Que essa festa seja um brinde à alegria, ao encontro e à vida de cada um de nós. Que o visitante que aqui chegar leve em seu coração o aroma e o sabor da uva e que para todos sejamos uma doce e feliz lembrança. Continuem conosco até o dia 10 de março. Nós, a festa, a cidade e as comunidades te esperam para dividirmos e celebrarmos mais uma vindima de amor! Muito obrigada!"