Órgãos de segurança vão fazer ações de combate à perturbação do sossego em Caxias do Sul neste final de semana. Um dos pontos onde haverá concentração de esforços é a Estação Férrea. A operação vai se estender para outros locais da cidade, não divulgados por questão estratégica. A decisão foi tomada durante reunião nesta quinta-feira (31).
Conforme o major Emerson Ubirajara de Souza, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, as ações devem se concentrar em pontos onde há histórico de perturbação do sossego. A coordenação será da prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Ederson Cunha, a operação irá reunir, além da Guarda Municipal e da Brigada Militar, outros órgãos, como a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com Cunha, não se trata apenas de uma resposta ao caso registrado na Estação Férrea no final de semana passada, em que houve tumulto e até resistência à presença da polícia.
— A operação é uma situação importante, que devemos e vamos fazer. No entanto, o mais importante é a formação de cidadãos. Hoje, temos muita intolerância — comenta o secretário, ao explicar que pretende concentrar esforços não só na reação a situações como a registrada na Estação Férrea, mas também em atividades preventivas.
Cunha diz ainda que, embora reconheça a necessidade de intervenção do poder público, acredita que bares localizados na região da Estação Férrea também precisam colaborar com a segurança privada, porque atraem público para o local. Ele pretende chamar os proprietários do empreendimento para tratar do assunto.
Leia mais
Poder público não tem soluções no curto prazo para coibir confusões na Estação Férrea, em Caxias
Após nova baderna na Estação Férrea, BM de Caxias diz que falta efetivo para ações permanentes
"Já foi bom morar no São Pelegrino", afirma moradora do bairro após novo tumulto na Estação Férrea
VÍDEO: evento organizado pelas redes sociais termina em confronto com a BM em Caxias