A troca e manutenção das placas que estão em péssimo estado de conservação ao longo da RSC-453, entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, devem acontecer no próximo mês. No final da tarde da segunda-feira, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou ao Pioneiro que o órgão programa esses serviços para março. Já a roçada depende de renovação do contrato de conserva que a autarquia mantém com a Encopav.
Segundo Daer, isto está sendo providenciado e deve ocorrer em breve - no entanto, não há data prevista.O Pioneiro constatou, ao longo da segunda-feira, que pelo menos 110 placas entre o trecho de cerca de 30 quilômetros estão com visibilidade prejudicada. Muitas estão encobertas pelo matagal, outras estão caídas no chão, diversas estão quebradas.
No antigo posto de pedágio entre Farroupilha e Caxias, onde hoje fica o Grupo Rodoviário de Farroupilha (GRv), há placas completamente cobertas pela vegetação. Plantas trepadeiras encobrem completamente a sinalização deste ponto - em uma das placas, sequer é possível saber qual a informação que ela carrega. Além do antigo posto de pedágio ser um dos pontos mais críticos quanto às condições das placas, há outros trechos em que chama a atenção a falta de poda.
Um deles é próximo ao Posto Cavalleri, no km 8 da RSC-453. Na curva sinuosa em que há dois pardais instalados, a vegetação encobre a sinalização que indica o perigo do trajeto e é preciso certo esforço para verificar que a velocidade máxima permitida ali é de 50 km/h.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal de Obras solicitou autorização e executa poda no trecho que compreende o Viaduto Torto ao Viaduto Campo dos Bugres - tendo em vista, principalmente, a proximidade com a Festa da Uva.