A comunidade de São Bráz da 4ª Légua, no interior de Galópolis, possui mais de 10 famílias que se dedicam ao cultivo da uva anualmente. Em 2019, é provável que a safra do pequeno lugarejo ultrapasse as 350 toneladas da fruta. Talvez o número seja pequeno se comparado às cerca de 60 mil toneladas que Caxias deve produzir até o dia 15 de março, mas a comunidade foi escolhida neste ano como palco da Festa de Abertura da Colheita justamente por representar simbolicamente a força de todas as colônias da região, responsáveis por transformar a cidade na maior produtora de hortifrúti do Estado. O orgulho do agricultor André Spido, 44 anos, ao receber autoridades em sua propriedade para a simbólica primeira colheita, na manhã deste domingo (3), demonstrava esse clima de pertencimento.
Leia mais:
Chuva afeta colheita e preço da uva na Serra
— Eu nunca imaginaria isso acontecendo aqui na nossa propriedade, é uma honra sem palavras — disse ele, enquanto ajudava o prefeito Daniel Guerra (PRB), vereadores e as soberanas da Festa da Uva a colherem cachos da variedade niágara, simbolicamente abrindo a colheita de 2019.
A localidade de São Bráz da 4ª Légua recebeu a Festa de Abertura da Colheita pela primeira vez. Spido é o maior produtor de lá. Ele e a esposa, Barbara, comandam a propriedade de oito hectares de terra adquirida pelos pais de Spido na década de 1960. Metade das cerca de 180 toneladas que eles produzirão neste ano já foi retirada das videiras. O resto deverá ser colhido nos próximos dias, e com boas expectativas quanto ao clima.
— Os dias chuvosos e o granizo atrapalharam um pouco, mas as últimas semanas de muito sol e calor têm ajudado a deixar grande parte dos agricultores satisfeitos — comemorou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Rudimar Menegotto.
A Festa Nacional da Uva, que começa no dia 22, abraça a produção de famílias como a de Spido e de tantas outras entre as mais de cinco mil propriedades rurais que Caxias comporta.
— É o agricultor, que trabalha de sol a sol, quem torna a cidade tão próspera e a Festa da Uva tão grande como é — apontou a rainha da Festa da Uva 2019, Maiara Perottoni, embaixo dos parreirais da propriedade de Spido.
O prefeito Daniel Guerra exaltou o interior de Caxias como uma das prioridade de seu governo, que pretende investir R$ 100 milhões no asfaltamento de estradas que ligam as colônias aos centros urbanos mais próximos.
— É o trabalho feito em locais como esse que fazem Caxias ser reconhecida como a terra da uva. O maior dos patrimônios é a nossa gente e nossa história — disse o prefeito.