Um aparente ato de vandalismo chocou os moradores de Galópolis, em Caxias do Sul, ao acordarem na manhã deste sábado (12). Os enfeites de Natal da praça, que deveriam ser retirados justamente neste fim de semana, foram incendiados e destruídos.
De acordo com o relato de moradores, funcionários de uma metalúrgica nas proximidades perceberam o fogo por volta das 2h, quando arrastaram os enfeites para longe de um prédio. As chamas foram controladas na hora, sem necessidade de pedir auxílio ao Corpo de Bombeiros.
As circunstâncias do fato ainda permanecem desconhecidas. Não se sabe, até agora, a motivação ou autoria das chamas. A presidente da Associação de Bairros de Galópolis, Maria Patricio Pinto, acredita que tenha sido um ato de vandalismo:
— Muitas pessoas reclamaram de bagunça durante a madrugada naquele local. Foi queimado tudo, menos o pinheirinho principal. Acredito que seja (motivado por) droga, bebida. Porque não é normal, uma pessoa em condições não faria um absurdo desses. É um trabalho voluntário, até crianças ajudaram a fazer esses enfeites — explica.
O registro da ocorrência já foi realizado pelos moradores. Agora, a intenção é conseguir autorização para conferir imagens de câmeras do local e iniciar uma investigação.
— Eu fico grata aos funcionários da metalúrgica por terem feito o que fizeram. Se não fosse eles, teria sido pior — afirma Maria.